Artigo Revisado por pares

Primavera: uma estação com arte

2016; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2596-3198

Autores

Madrid, España,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexao sobre uma experiencia de arte/educacao na educacao infantil. Esta experiencia ocorreu em Madri, Espanha, tendo como tema a primavera, uma estacao do ano que geralmente se trabalha de maneira recorrente nas escolas. As flores e a luz da estacao dao muitas possibilidades, sendo importante trabalhar nao so as flores de papel ou as imagens coloridas, mas com o proprio entorno que nos mostra uma riqueza maravilhosa para observar, desfrutar e comentar. Um conto e um otimo contexto para iniciar o tema com um grupo de oito criancas de 28 a 40 meses. Pouco a pouco vamos introduzindo mais informacoes, mais elementos visuais e vamos abrindo novas janelas associadas ao tema. A partir do conto entramos em temas como: o baile, as flores, o jardim, os ouricos e as borboletas. Desenvolver estes temas desde a arte/educacao de maneira fluida e significativa proporciona momentos magicos com as criancas dentro e fora da aula. Para este trabalho, a professora arte/educadora que realizou a proposta com o grupo, utilizou uma metodologia em aula colocando em pratica a “Abordagem Triangular para o ensino da arte”, sistematizada por Ana Mae Barbosa e a “Pedagogia Sistemica Fenomenologica” com o enfoque de Bert Herllinger, mais os anos de experiencia e intercâmbios profissionais com muitos parceiros das areas da arte/educacao e da educacao infantil.

Referência(s)