Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ANÁLISE DO DESEMPENHO DE UM MOTOR FLEX-FUEL PARA DIFERENTES RELAÇÕES DE COMPRESSÃO

2018; Linguagem: Português

10.5151/simea2018-pap73

ISSN

2357-7592

Autores

Angelo Maggio Neto, André Vinícius de O. Maggio, Armando Antônio Maria Laganá, Bruno Pereira, Marco Isola Naufal, Marco Aurélio Fróes,

Tópico(s)

Mechanical Engineering and Vibrations Research

Resumo

Motores com relação de compressão variável estão perto da realidade dos veículos comerciais. Com o lançamento da tecnologia da Infinity, os motores monocombustíveis poderão utilizar as vantagens de alterar a taxa de compressão de acordo com a carga solicitada, otimizando o consumo e o desempenho. No caso dos motores flex-fuel, pode-se utilizar esta tecnologia para atuar no regime ideal de cada combustível dado que a gasolina (E22) pode trabalhar dentro de um intervalo de 8,5:1 até 13:1 de valores de taxa de compressão, ao passo que o etanol se concentra na faixa de 10:1 até 14:1. Para o bom funcionamento dos motores flex-fuel, adota-se como característica geométrica do motor uma relação de compressão intermediária entre o etanol e a gasolina, fazendo com que o motor não trabalhe no regime ótimo de nenhum dos combustíveis. Como exemplo, o etanol possui propriedades não exploradas, como a maior resistência a detonação. Nesse contexto, o principal objetivo deste trabalho é verificar o impacto no rendimento térmico e desempenho nos motores com tecnologia flex-fuel, em quatro taxas de compressão, em três diferentes composições: gasolina e27, etanol hidratado e uma composição intermediária.

Referência(s)
Altmetric
PlumX