Artigo Produção Nacional Revisado por pares

O Brasil através dos Para-brisas: O Turismo na Primeira Edição da Revista Quatro Rodas

2014; UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2178-9061

Autores

Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes-Minasse, Sílvio César Moral Marques, Ismail Barra Nova de Mello,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

E grande a importância dos guias turisticos na construcao da imagem de destinos turisticos, pois auxiliam a organizacao de viagens, selecionando o que merece ser visto e visitado. No Brasil, um dos mais respeitados pelos turistas domesticos e o Guia Quatro Rodas , publicado anualmente pela Editora Abril, desde setembro de 1965. Contudo, ja em 1960 a revista Quatro Rodas , criada nesse ano, e da qual o Guia nasceu, ja vinha desempenhando o papel de informar e orientar o leitor sobre passeios e roteiros que poderiam ser feitos de automovel. Este artigo tem o objetivo de analisar o conteudo relacionado ao Turismo da primeira edicao da Revista Quatro Rodas . Os principais resultados encontrados evidenciam a transformacao social do Brasil com o advento de uma matriz economica pautada na industria do automovel e com a incorporacao das viagens de lazer como uma forma de descoberta desse ‘novo’ pais. Brazil through the Windshield: Tourism in the First Edition of Quatro Rodas Magazine - Tour guides are very important in building the image of touristic attractions, as they help with travel arrangements and selection of attractions to be seen and visited. In Brazil Guia Quatro Rodas is one of the guides most respected by domestic tourists. It is annually published by Editora Abril, since September 1965. Nevertheless, since 1960 the newly formed Quatro Rodas magazine, and from which the Guia Quatro Rodas was borne, was already playing the role of informing and guiding its readers in relation to tours that could be made by car. The scope of this article is to analyze the first edition of Quatro Rodas magazine with respect to its tourism-related content. The main results show the social transformation of Brazil with the advent of an economic matrix based on the automotive industry and the incorporation of leisure travel as a way to discover the ‘new’ country.

Referência(s)