
HCCI DE ETANOL HIDRATADO EM UM CILINDRO DEDICADO DE UM MOTOR DIESEL USANDO RECIRCULAÇÃO DOS GASES DA EXAUSTÃO
2018; Linguagem: Português
10.5151/simea2018-pap88
ISSN2357-7592
AutoresMário Eduardo Santos Martins, Augusto Perin, Geovane Prante, Douglas Pinto,
Tópico(s)Electrohydrodynamics and Fluid Dynamics
ResumoEtanol de baixo custo com elevados percentuais de água é um combustível que pode ser facilmente produzido e que possui um grande potencial para substituir combustíveis fósseis, desta forma, minimizando as emissões de efeito estufa. Entretanto, ele apresenta diversos desafios de ignição no que diz respeito ao percentual de água, temperatura ambiente, razão de compressão e outros parâmetros específicos do motor. Conceitos avançados de combustão como ignição de carga homogênea por compressão (HCCI) mostram ser muito tolerantes à adição de água no combustível devido a sua natureza de não propagação de chama. Além disso, a rápida e de baixa temperatura combustão em HCCI reduz as perdas de calor para as paredes do cilindro, dessa forma aumentando eficiência térmica enquanto reduzindo a formação de óxidos de nitrogênio (NOx). Nesse sentido, o presente trabalho demonstra a operação de um motor gerador de energia elétrica de 3 cilindros em que dois cilindros operam no ciclo diesel convencional (CDC) e fornecem gases do escape reciclados (EGR) para o último cilindro operando com etanol hidratado e combustão HCCI. Condições estáveis de operação foram alcançadas de 0 a 4 bar IMEP com diferentes combinações de razão ar/combustível, taxa de EGR e diferentes percentuais de água no etanol. Valores de eficiência excedendo os de motores diesel foram alcançados.
Referência(s)