
ESTUDO NUMÉRICO E EXPERIMENTAL SOBRE A APLICAÇÃO DO CICLO OTTO – ATKINSON EM UM MOTOR PFI
2018; Linguagem: Português
10.5151/simea2018-pap10
ISSN2357-7592
AutoresThomaz Ernesto de Sousa Savio, Ézio Castejon Garcia, Marcos Fregoneze,
Tópico(s)Mechanical Engineering and Vibrations Research
ResumoO propósito deste trabalho é simular, implementar e analisar os efeitos do ciclo teórico de Otto-Atkinson em um motor comercial de veículos leves usando controle de carga através da variação do ponto de abertura das válvulas de admissão e escape.O ciclo teórico de Otto-Atkinson consiste em reduzir o curso de compressão quando o motor opera em carga parcial, seja mantendo as válvulas de admissão abertas durante o início do curso de compressão ou fechando-as antes do final do curso de admissão, refletindo assim em maior eficiência térmica. Neste trabalho foi utilizado um motor Ford Sigma 1.6L TiVCT de 4 cursos, 4 cilindros, ignição por centelha, naturalmente aspirado e de injeção de combustível na porta (PFI), sendo ensaiado em dinamômetro na configuração original e protótipo, sendo este último contendo pistões, bielas e eixos de came modificados. As configurações de melhor ponto de válvulas no regime de Otto-Atkinson foram obtidas usando simulações de performance, a partir de tal o motor for reprojetado para conseguir operar nas condições desejadas. Além das simulações de performance, foram realizadas simulações de rodagem do veículo[1], sendo possível calcular o reflexo da implementação do sistema na média de consumo do veículo.
Referência(s)