Artigo Acesso aberto

REDUÇÃO DAS EMISSÕES DE POLUENTES VEICULARES NAS REGIÕES METROPOLITANAS DE SÃO PAULO, CONSIDERANDO RENOVAÇÕES DE FROTA CIRCULANTE, NO ANO DE 2016

2018; Linguagem: Português

10.5151/simea2018-pap19

ISSN

2357-7592

Autores

Cristiane Bitencourt Dias, Marcelo Pereira Bales, Silmara Regina da Silva, Liliana José Barbosa,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Atualmente, os inventários de fontes de poluição atmosférica têm destacado a importância das fontes móveis nas emissões de poluentes locais e de gases de efeito estufa, nas áreas urbanas e em suas regiões metropolitanas. Este trabalho apresenta as emissões veiculares na Macrometrópole Paulista e na região metropolitana de São Paulo, considerando o período de 2006 a 2016. Foram indicadas as estimativas com as frotas circulantes totais e com novas configurações de frota, tais como: com a troca de caminhões de mais de 20 anos por caminhões novos, com a troca de ônibus urbanos e micro-ônibus com mais de 10 anos por ônibus novos e a troca de automóveis com mais de 30 anos por veículos elétricos, no ano de 2016. Os poluentes considerados foram o monóxido de carbono, os óxidos de nitrogênio, o material particulado, os hidrocarbonetos não metano, o dióxido de carbono equivalente e os compostos orgânicos voláteis. Para os veículos pesados, os resultados indicam que com a troca de caminhões com mais de 20 anos, pode-se reduzir cerca de 8.311 toneladas de NOx na Macrometrópole e 3.881 toneladas de NOx na região metropolitana de São Paulo. E para os veículos leves, com a troca de automóveis com mais de 30 anos por veículos elétricos, pode-se reduzir cerca de 16.021 toneladas de CO e 3.248 toneladas de COV na Macrometrópole em 2016.

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