
Impacto dos custos decorrentes da legislação tributária no setor publicidade e propaganda
2017; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.19141/2594-7680.actanegocios.v1.n1.p129-155
ISSN2594-7680
AutoresLigiane Aparecida Bezerra Lima, Luís Fernando da Rocha, Andre Luiz da Costa Mengual,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO sistema tributário brasileiro tem complexidade significativa, gerando custos relativos à compreensão da legislação e alterações. Devido à escassa segregação dos custos de conformidade, entende-se a importância de ressaltar se as empresas têm se interessado por esses custos. O objetivo da pesquisa é conhecer como os custos de conformidade à tributação interferem no setor de Publicidade e Propaganda e se existe algum instrumento de medição. Realizou-se uma pesquisa exploratória com uma entrevista realizada com dois profissionais da área tributária visando a conformidade das agências perante o Fisco. O principal momento de impacto relativo aos custos de conformidade ocorre na implementação de novas obrigações exigidas pelo Fisco. Assim, a legislação se demonstra muito genérica e isso faz com que o contribuinte não consiga se identificar para encontrar a aplicabilidade da legislação, acarretando desgaste psicológico para o contribuinte, impossibitando o cálculo total do custo de conformidade relativa à tributação.
Referência(s)