
ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DO CONTROLE DO AVANÇO DE IGNIÇÃO EM UM MOTOR FLEX
2018; Linguagem: Português
10.5151/simea2018-pap84
ISSN2357-7592
AutoresPaulo Alexandre Pizará Hayashida, Lucas M. Novaes, João F. Justo, Armando Antônio Maria Laganá, Kleber Nogueira Hodel, Marco Isola Naufal,
Tópico(s)Quality and Safety in Healthcare
ResumoO presente trabalho propõe o estudo e desenvolvimento de um algoritmo para controle do avanço de ignição em malha fechada para um motor Flex de 1.6 l utilizando uma unidade de desenvolvimento modelo Flex-ECU através do software ASCET. A relação entre o torque produzido pelo motor em função de parâmetros como: avanço de ignição, rotação do motor, carga (pressão do ar admitido), fator ar/combustível da mistura e da composição do combustível é estudada, a fim de se obter o mapa base de avanço que produza o maior torque possível para cada condição sem a ocorrência de detonação no motor. A partir dos dados coletados e análises complementares em relação à pressão de combustão do cilindro, temperatura do gás de escape e indicador sonoro da detonação, o comportamento da detonação para o presente motor é estudado para o desenvolvimento do controle do avanço em malha fechada, permitindo o gerenciamento obter o maior torque de saída o possível independentemente da composição do combustível utilizado e de perturbações no sistema.
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