
SOBRE PINTURA E POESIA
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18468/letras.2018v8n1.p595-621
ISSN2238-8060
AutoresGeovanna Marcela da Silva Guimarães,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
Resumo<p>O objetivo deste texto é discutir a relação – sempre atual e norteadora de novos debates – entre pintura e poesia, <em>Ut pictura poesis</em>, desde o seu surgimento, na Antiguidade, até nossos dias. Para isso, nos valeremos de diversas leituras acerca desta relação: Du Bos (2005), Delacroix (2005), Lessing (2005), Oliveira (1987), Hansen (2006), etc., que analisam as diferenças e igualdades entre as várias formas de expressão e produção das respectivas artes como forma de compreender a condição artística de cada uma. Com isso, veremos que esta relação tão antiga e profícua, no decorrer do tempo, sofreu profundas e constantes transformações. Ao ponto, que podemos constatar que, hoje, a relação pintura e poesia converteu-se na relação entre poesia e imagem, configurando, dessa maneira, o processo de transformação e evolução da tradição <em>Ut pictura poesis. </em>Tal perspectiva nos permite vislumbrar o processo que possibilita que formas artísticas do passado continuem atuantes no presente, sendo o exemplo mais notável disso a relação entre barroco e modernidade, estudada e analisada por Hatherly (1995). </p><p><strong>Palavras-chave</strong>: Pintura; Poesia; Barroco; Modernidade. </p>
Referência(s)