
"Ocupa Mendes": Quando a droga da obediência não funciona mais! Relatos da ocupação estudantil do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, a primeira escola ocupada no Estado do Rio de Janeiro
2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Linguagem: Português
ISSN
2595-315X
AutoresAluana Guilarducci Cerqueira, Ana Clara Alves, Andreh Luiz Faustino Rodrigues da Silva, Annie Caroline dos Santos Ferreira, João Victor de Souza Argemiro,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoSituado no contexto das ocupacoes estudantis – que marcaram o cenario politico brasileiro desde o fim do ano de 2015, chegando nas escolas fluminenses no inicio de 2016 – este trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre processo de surgimento do movimento de ocupacao estudantil nesta escola e a sua articulacao politica com os demais atores da comunidade escolar, seus dilemas e conflitos, a experimentacao politica de gestao escolar dos estudantes secundaristas atraves da ocupacao, as suas insercoes nos espacos politicos, assim como os exercicios democraticos construidos na ocupacao da escola e seus desdobramentos posteriores. Para isso foram utilizados relatos de quatro estudantes sobre o processo de ocupacao, as suas demandas por participacao politica, as demandas especificas a respeito de genero e sexualidade na escola, a experiencia de representacao estudantil e organizacao do espaco escolar, alem das resistencias internas (desmovimento “Desocupa”) e as conquistas. Buscamos tambem tratar dos processos politicos que precederam o surgimento do movimento de ocupacao na escola, os limites da democracia no espaco escolar e as transformacoes a partir do processo de ocupacao protagonizado pelos estudantes. Este artigo e fruto de um exercicio coletivo, construido por alunos de series variadas, que participaram da primeira experiencia de ocupacao estudantil no estado do Rio de Janeiro, em conjunto com uma das suas professoras, respeitando a linguagem livre e as escolhas argumentativas feitas pelos estudantes.
Referência(s)