Artigo Acesso aberto

Os desafios do processo de difusão do carro elétrico no Brasil

2018; Linguagem: Português

10.5151/enei2018-41

ISSN

2357-7592

Autores

Ana Carolina Silva Cordeiro, Luciano Losekann,

Tópico(s)

Power Quality and Harmonics

Resumo

Apartir da crise do petróleo na década de 1970, retomou-se o debate sobre aintrodução de veículos elétricos, uma vez que estes poderiam ser uma possívelsolução tecnológica para o aumento dos preços da gasolina e para a redução dadependência do petróleo. Junto a isto, a preocupação com as emissões de CO2, asquais têm no setor de transportes uma das principais causas, motivou a buscapor alternativas menos poluentes. Além destes fatores, pode-se destacar a maioreficiência do motor elétrico, a diminuição do ruído nas áreas urbanas, vistoque estes têm operação silenciosa, além da melhora na qualidade do ar. Assim,este trabalho irá apresentar os desafios na introdução de modelos elétricos,especialmente no mercado brasileiro. De maneira geral, vale destacar o altocusto das baterias e a falta de infraestrutura de recarga. Para compreendercomo esta difusão poderá ocorrer no país, serão apresentadas característicasespecíficas do mercado automobilístico brasileiro, como o setor debiocombustíveis bem desenvolvido, o que deve impactar neste processo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX