Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Interculturalidade e ensino de artes visuais do Colégio Pedro II

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 43; Issue: 4 Linguagem: Português

10.5902/1984644432894

ISSN

1984-6444

Autores

Wilson Cardoso, Vera María Candau,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo de caso sobre interculturalidade e o ensino de artes visuais no Colégio Pedro II. Ele parte da seguinte interrogação: como construir uma perspectiva intercultural nesse campo de ensino considerando a unilinearidade eurocêntrica que preside a sistematização da história da arte tanto na escola básica quanto na formação inicial de professores/as de artes? O referencial teórico baseia-se na educação intercultural crítica (CANDAU, 2002, 2009, 2016), no pensamento pós-abissal (SANTOS, 2007, 2008, 2010) e em estudos voltados para a interculturalização do ensino de artes visuais (RICHTER, 2002, 2003, 2008). Por meio da análise de documentos curriculares e entrevistas realizadas com professores/as dessa disciplina escolar verificou-se que a construção da perspectiva multi/intercultural no primeiro segmento do Ensino Fundamental ocorre em meio a tensões e disputas com os/as defensores/as da concepção eurocêntrica estabelecida no segundo segmento do Ensino Fundamental. Após análise das duas concepções concorrentes, são feitas reflexões finais sobre os principais desafios que se apresentam no caminho do processo de interculturalização que vem sendo construído nesta tradicional instituição de ensino brasileira, especialmente em relação à formação continuada de professores/as de artes visuais.

Referência(s)