Artigo Acesso aberto Revisado por pares

The Results of Indice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB 2009/2015 through the implementation of the "Projeto Escola Eficiente: Ler e Escrever para Protagonizar" in Mauriti - Ceara, Brazil

2018; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18004/riics.2018.julio.031-046

ISSN

2226-4000

Autores

Maria Dulcicleide Braga Leite,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O principal objetivodesse estudo foi analisar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB 2009 a 2015, em termos da eficiência do “Projeto Escola Eficiente: Ler e Escrever para protagonizar”. Realizou-se uma pesquisa mista, descritiva, comparativa, que se estabelece com base nos dados coletados pela técnica de análise documental, sendo os dados fornecidos pelo IDEB. Analisou-seos resultados mediante os objetivos do referido Projetoa partir do caderno de notas. Descreveu-se e comparou-se os resultados lançados pelo IDEB referente aos alunos de escolas municipais Mauriti - Ceará. Verificou-se que o desenvolvimento desse projeto gerou significativo aumento do índice do IDEB das escolas investigadas com o domínio do Português, cujas atividades foram alcançadas satisfatoriamente pelos alunos. A aplicação e desenvolvimento do Projetocoincidem com o período de maior desempenho no idioma Português, que lança o IDEB, cujos atores estudados julgam benéficas as atividades do Projeto.

Referência(s)