
CONSTRUINDO UM MOTOR ELETRICO DE CORRENTE CONTINUA COMO APRENDIZAGEM ATIVA DA LEI DE FARADAY
2018; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.26512/rpf.v2i2.12075
ISSN2594-4746
AutoresA. J. Santiago, Alan Freitas Machado, Claudio E. Silva, Luís Campos Pinheiro, Armando Dias Tavares,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoApresentamos uma proposta de ensino na área de eletromagnetismo (motor de corrente continua - cc) com foco nas atividades práticas segundo a conceituação de Piaget, aqui extrapolada para incluir os objetos em ambientes virtuais. Montamos em sala de aula um motor elétrico de cc, para discutir conceitos da teoria eletromagnética. Realiza-se a modelagem física e sua simulação em computador utilizando o software educacional Modellus. Em ambas as situações, no laboratório didático com o objeto de estudo real, e no laboratório virtual com a simulação do objeto, os participantes mostram intenso interesse, ilustrando as potencialidades da aprendizagem ativa.
Referência(s)