Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Multiculturalismo, interculturalismo e decolonialidade: prolegômenos a uma pedagogia decolonial

2018; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 29 Linguagem: Português

10.5585/dialogia.n29.8646

ISSN

1983-9294

Autores

Manuel Tavares, Sandra Gomes,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Neste artigo refletimos sobre o processo de decolonialidade das estruturas de poder colonial, ainda dominantes nas instituies educativas, como reflexo evidente da colonialidade do poder, do saber, do gnero, da sexualidade e das relaes sociais hierrquicas de dominao. As referncias tericas que nos guiam enquadram-se no modelo epistemolgico ps-colonial, com enfoque especfico nos estudos sobre interculturalidade, pela sua dimenso crtica, insurgente e resistente em relao aos paradigmas epistemolgicos e axiolgicos da modernidade ocidental e pelo seu potencial propositivo e desafiante no que diz respeito construo de novos paradigmas que possam configurar modelos pedaggicos decoloniais, inclusivos e dissolventes da tenso conflitante entre igualdade e diferena. Consideramos que os conceitos de pedagogia, interculturalidade e decolonialidade so indissociveis e que nas prticas sociais, polticas e educativas que se tecem os caminhos da decolonialidade.

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