
Multiculturalismo, interculturalismo e decolonialidade: prolegômenos a uma pedagogia decolonial
2018; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 29 Linguagem: Português
10.5585/dialogia.n29.8646
ISSN1983-9294
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoNeste artigo refletimos sobre o processo de decolonialidade das estruturas de poder colonial, ainda dominantes nas instituies educativas, como reflexo evidente da colonialidade do poder, do saber, do gnero, da sexualidade e das relaes sociais hierrquicas de dominao. As referncias tericas que nos guiam enquadram-se no modelo epistemolgico ps-colonial, com enfoque especfico nos estudos sobre interculturalidade, pela sua dimenso crtica, insurgente e resistente em relao aos paradigmas epistemolgicos e axiolgicos da modernidade ocidental e pelo seu potencial propositivo e desafiante no que diz respeito construo de novos paradigmas que possam configurar modelos pedaggicos decoloniais, inclusivos e dissolventes da tenso conflitante entre igualdade e diferena. Consideramos que os conceitos de pedagogia, interculturalidade e decolonialidade so indissociveis e que nas prticas sociais, polticas e educativas que se tecem os caminhos da decolonialidade.
Referência(s)