Artigo Acesso aberto Produção Nacional

COCCIDIOSE HEPATICA EM Aspistor quadriscutis, Valenciennes, 1840 (TELEOSTEI: ARIIDAE) CAPTURADOS NO ESTUÁRIO DO NORDESTE PARAENSE, AMAZÔNIA, BRASIL.

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5380/avs.v23i3.52244

ISSN

2317-6822

Autores

Ana Beatriz Mendes Amaral Ramos, Patrícia Santos, Lenize Carolina Alves Hemetério, Weverton John Pinheiro dos Santos, Rebeca Silva de Araújo, Edílson Matos,

Tópico(s)

Fish Biology and Ecology Studies

Resumo

A qualidade do pescado é um fator limitante para a não proliferação de patologias para o ser humano, existindo atualmente vários agentes patogênicos. O gênero Calyptospora abarca uma variedade de formas patogênicas e parasitárias que podem incidir em peixes, aves e moluscos bivalves. Durante esse estudo foram coletados 38 espécimes de Aspistor quadriscutis (bagre ou bagrebranco) no estuário do município de São Caetano de Odivelas, na microrregião do Salgado. Os peixes foram capturados, transportados ao Laboratório de Pesquisa Carlos Azevedo – LPCA/UFRA, e necropsiados para análise da região hepática. Os lobo hepáticos apresentavam manchas acinzentadas. Retirou-se fragmentos da região para observar a morfologia tecidual e verificar a presença de parasitos. Foram encontrados vacúolos parasitóforos, contendo quatro esporocistos e em cada, dois esporozoítos, como características dos coccídios, gênero Calyptospora. Após, o fígado foi colhido e fixado em Davidson, desidratado em série alcoólica crescente, diafanizado em xilol, impregnado em parafina líquida, incluídos para o posterior corte histológico. Com cortes de 5µ os tecidos foram corados em Ziehl-Neelsen e Hematoxilina&Eosina, e montados em lâmin/lamínula com entellan, para confirmação dos achados patológicos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX