Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

UM CENÁRIO DE POSSIBILIDADES PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CONTEXTO DE UM INSTITUTO FEDERAL

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 20; Linguagem: Português

10.1590/1983-211720182001022

ISSN

1983-2117

Autores

Rosenilde Nogueira Paniago, Teresa Sarmento, Josiane Lopes Medeiros, Patrícia Gouvêa Nunes,

Tópico(s)

Reflective Practices in Education

Resumo

RESUMO: Este artigo trata da pesquisa acerca da formação inicial de professores, focando o Estágio Curricular Supervisionado (ECS). O objetivo foi investigar o processo de estágio e buscar novas alternativas de atuação do docente recém-formado pelo viés da pesquisa. Neste texto, apresenta-se um recorte da pesquisa, que trata do atual modelo de prática do ECS e apresenta uma proposta de alteração pelo viés da pesquisa. Para tanto, utilizou-se, como metodologia, a análise de documentos, de fontes escritas e orais, além da observação in loco nas escolas em que os estudantes realizaram os estágios. Participaram quatro professores orientadores de estágio e quatro estagiários. Os resultados revelam que o estágio vem sendo realizado numa concepção de racionalidade técnica e, para a sua superação, é preciso que seja tratado como elemento articulador que perpassa as diferentes disciplinas que compõem a matriz curricular, e que ocorram reflexões coletivas para estudo, planejamento, execução e avaliação das ações.

Referência(s)