Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Educação liberal em Jacques Maritain

2018; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português

10.4013/edu.2018.223.15814

ISSN

2177-6210

Autores

Terezinha Oliveira, Névio de Campos,

Tópico(s)

Diverse Education Studies and Reforms

Resumo

Examinaremos, neste artigo, a concepcao de educacao “liberal” de Jacques Maritain, expoente do pensamento catolico europeu que nao mediu esforcos para defender uma educacao na qual os ideais cristaos e liberais mantivessem-se vinculados. Atento aos rumos de seu tempo, projetou, em sua proposta pedagogica, aspectos da educacao nova, mas tambem elaborou criticas a ela nos aspectos que expressariam o abandono dos ideais cristaos. A influencia religiosa nao o impediu de perceber as mudancas que ocorriam na sociedade, fazendo com que a Igreja Catolica nao fosse mais o epicentro. Identificaremos, em seu conceito de educacao liberal, uma interlocucao com as ideias da educacao nova. A fonte central e a obra Rumos da Educacao ( Education at the Crossoroads ), fruto de conferencias proferidas entre 1943 e 1955 nos Estados Unidos, que nos permite analisar como esse intelectual problematizou questoes pedagogicas tomando os preceitos catolicos como referencia central, sem desconsiderar as tendencias da educacao nova. Palavras-chave: Jacques Maritain, educacao liberal, Igreja Catolica.

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