Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação e liberdade em Rousseau

2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 3; Issue: 8 Linguagem: Português

10.25053/redufor.v3i8.278

ISSN

2448-3583

Autores

José Gerardo Vasconcelos, Lia Machado Fiúza Fialho, Tânia Maria Rodrigues Lopes,

Tópico(s)

Rousseau and Enlightenment Thought

Resumo

O artigo objetiva problematizar a democracia e a liberdade, temas centrais na obra de Rousseau, articulando-as à política e a um modelo de educação libertária. Hermeneuticamente se enseja um percurso crítico e dialético entre a educação libertária e os questionamentos filosóficos. Mesmo integrando a Escola do Direito Natural Moderno, Rousseau demonstra que o surgimento da propriedade é produtor de desigualdade. Nesse caso, tem-se a necessidade de um pacto de associação que, limitando o Estado de guerra, possibilite a passagem do Estado de natureza ao Estado civil. Rousseau deixa a marca libertária na história da Filosofia e da Educação ao refletir acerca da liberdade e da democracia. Os mecanismos institucionais são, contudo, insuficientes para assegurar a verdadeira felicidade. Esse impasse filosófico suscitado ao estudar Rousseau (1995) permite inferir que ele foi o filósofo que iniciou uma nova ação pedagógica, fazendo com que o subjetivo fosse aclamado, as paixões avivadas e a natureza mais íntima do ser humano desvelada em toda sua magistral interioridade.

Referência(s)