Artigo Revisado por pares

Os Resultados do Indice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB 2009/2015 mediante a aplicação do “Projeto Escola Eficiente: Ler e Escrever para Protagonizar” em Mauriti – Ceara, Brasil

2018; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2226-4000

Autores

Maria Dulcicleide Braga Leite,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O principal objetivo desse estudo foi analisar os resultados do Indice de Desenvolvimento da Educacao Basica - IDEB 2009 a 2015, em termos da eficiencia do “Projeto Escola Eficiente: Ler e Escrever para protagonizar”. Realizou-se uma pesquisa mista, descritiva, comparativa, que se estabelece com base nos dados coletados pela tecnica de analise documental, sendo os dados fornecidos pelo IDEB. Analisou-se os resultados mediante os objetivos do referido Projeto a partir do caderno de notas. Descreveu-se e comparou-se os resultados lancados pelo IDEB referente aos alunos de escolas municipais Mauriti - Ceara. Verificou-se que o desenvolvimento desse projeto gerou significativo aumento do indice do IDEB das escolas investigadas com o dominio do Portugues, cujas atividades foram alcancadas satisfatoriamente pelos alunos. A aplicacao e desenvolvimento do Projeto coincidem com o periodo de maior desempenho no idioma Portugues, que lanca o IDEB, cujos atores estudados julgam beneficas as atividades do Projeto.

Referência(s)