
Projeto de intervenção no estágio: contribuições para formação de professores (Intervention project of stage: contributions for teacher training)
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22476/revcted.v4i1.297
ISSN2447-4223
AutoresKaio André dos Santos Cordeiro, Zilene Moreira Pereira Soares,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO presente trabalho apresenta um relato da experiencia vivenciada durante o Estagio Curricular Obrigatorio da Licenciatura em Ciencias Biologicas da Universidade Federal de Goias. O estagio, realizado sob a forma de um Projeto de Intervencao Pedagogica, teve como tema a compreensao do processo de gestao democratica na escola. O projeto foi executado em acoes como: debates, rodas de conversa, montagem de estande, elaboracao e aplicacao de um jogo didatico, atividades essas direcionadas aos alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Medio do Colegio de Aplicacao da Universidade Federal de Goias. Pode-se concluir que a participacao e autonomia dos estagiarios para execucao do Projeto foram fatores essenciais para a imersao na escola como um campo formativo e de investigacao. A oportunidade de interagir com a comunidade escolar na compreensao de como se da a participacao nas decisoes que direcionam os caminhos da instituicao, proporcionou uma base consistente para refletir sobre as praticas e as relacoes estabelecidas no ambiente escolar. Conclui-se que o desenvolvimento de projetos durante o estagio apresenta-se como um importante recurso para o processo de formacao de professores.
Referência(s)