Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Acesso, acolhimento e estratégia saúde da família: satisfação do usuário

2018; Volume: 12; Issue: 9 Linguagem: Português

10.5205/1981-8963-v12i9a234878p2334-2340-2018

ISSN

1981-8963

Autores

Letycia Beatriz Souza De Lira, Débora de Souza Santos, Sabrina Joany Felizardo Neves, Patrí­cia de Carvalho Nagliate, LETYCIA BEATRIZ SOUZA DE LIRA, Elainey De Albuquerque Tenório Pereira, Marília Vieira Cavalcante,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Objetivo: avaliar o grau de satisfação dos usuários em relação ao Acesso e Acolhimento oferecidos pela Estratégia de Saúde da Família de uma capital do nordeste brasileiro. Método: estudo transversal, descritivo, exploratório, de abordagem quantitativa realizado entre setembro de 2015 e março de 2016, que utilizou questionário de Kloetzel, que aborda questões referentes à qualidade da última consulta no serviço de saúde. Compuseram a amostra 202 indivíduos cadastrados na Unidade de Saúde. Os dados foram consolidados, tabulados e sistematizados com auxílio dos programas Google Documentos, Microsoft Excel e SPSS versão 13.0. Para avaliar a relação entre dados categóricos utilizou-se o teste de qui-quadrado, e para a comparação de média entre os grupos o teste de T para amostras independentes. Resultados: o grau de satisfação dos usuários é positivo, a maior parte dos usuários classifica os serviços prestados como “muito bom” ou “bom”. Os pontos de maior satisfação foram quanto à “forma de agendamento da consulta” (59%) e “facilidade de acesso” à unidade (54,5%), enquanto que o “tempo despendido na sala de espera” foi o único ponto de insatisfação (62,4%). O grau de satisfação dos usuários não sofreu alterações segundo o perfil sóciodemográfico. Conclusões: o estudo contribui com o tema pesquisado instrumentalizando os profissionais de saúde e gestores quanto à relação existente entre acesso, acolhimento e satisfação do usuário, possibilitando caminhos para a melhoria da qualidade dos serviços da Estratégia Saúde da Família. Descritores: Satisfação do Paciente; Atenção Primária à Saúde; Estratégia de Saúde da Família; Acesso aos Serviços de Saúde.

Referência(s)