Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Preocupações com a educação physica: o ensino de práticas corporais nas escolas fluminenses (1836 - anos 1850)

2018; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 44; Linguagem: Português

10.1590/s1678-4634201844175905

ISSN

1678-4634

Autores

Víctor Andrade de Melo,

Tópico(s)

History of Medicine and Tropical Health

Resumo

Resumo Este artigo objetiva discutir as pioneiras experiências de ensino de práticas corporais implementadas em escolas fluminenses entre 1836 e os anos 1850. Como fontes foram utilizados periódicos publicados no Rio de Janeiro. Conclui-se que os intuitos do ensino de práticas corporais eram: auxílio no processo de disciplinarização; contribuição para a saúde e a higiene dos alunos; garantia de formação ampla do educando, tendo em vista sua performance social (o forjar de uma elite nacional). Pode-se sugerir que essas experiências pioneiras já se constituíam claramente como propostas de educação do corpo, compreensíveis a partir das três dimensões sugeridas por Vigarello: modelo adequado de uso do corpo (educação do físico e seu princípio da eficácia); determinados comportamentos públicos desejáveis (educação do espírito e seu princípio da propriedade); inserção do indivíduo, de forma segura, na consolidação de coletivos (princípio da identidade).

Referência(s)