
A EXPERIÊNCIA DO PRIMEIRO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM DANÇA NO BRASIL
2018; Volume: 3; Issue: 05 Linguagem: Português
10.29404/rtps-v3i5.3973
ISSN2526-2319
AutoresAmanda Santos de Lima, Celia Regina Otranto,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO artigo analisa o panorama da profissionalização da dança no Brasil, tomando como referência empírica o processo de implantação e desenvolvimento do Curso Técnico Integrado em Dança da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB). O foco da análise são as especificidades de um curso técnico de dança integrado ao Ensino Médio da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro. A partir de depoimentos de professores e fontes primárias, a análise aponta que o Curso Técnico em Dança da ETEAB incorpora a dimensão intelectual ao trabalho produtivo, pois, além do técnico em dança, busca formar trabalhadores cidadãos, concebidos como sujeitos históricos capazes de transformar sua realidade social, tomando o trabalho como princípio educativo. Apesar de algumas dificuldades percebidas no desenvolvimento do Curso, a análise conclui que a formação oferecida é diferenciada devido aos avanços na integração entre formação profissional e formação geral básica.
Referência(s)