Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Anúncios Publicitários: reflexos de épocas e estéticas femininas

2011; Volume: 42; Issue: 2 Linguagem: Inglês

ISSN

2318-4620

Autores

Cláudia Schemes, Denise Castilhos de Araújo,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O corpo feminino tem sido utilizado pela publicidade como ilustrativo para varias mercadorias. Tal uso nao e algo restrito ao tempo atual; pelo contrario, e possivel observar que, muitas vezes, esse corpo ja se fez presente em jornais, revistas, cartazes, televisao, enfim na midia, desde a decada de 1960. O objetivo deste artigo e analisar os modos como esses corpos foram anunciados em alguns textos publicitarios durante as decadas de 1960 e 1990, em um periodico regional, estabelecendo-se um contraponto com as imagens e as construcoes femininas percebidas pelos leitores. Para a elaboracao dessa analise, optamos pelo uso da Semiotica e da Analise de Discurso. Palavras-chave: corpo feminino, anuncios publicitarios, alavras-chave: jornal. -- ABSTRACT The feminine body has been used by the publicity like illustrative image of several goods. His use is not something limited at the current time, on the contrary, is possible to notice that very often this body was already made a present in newspapers, magazines, posters, television, finally in the media of a constant way. The objective of this article is to analyse the ways like these bodies they were announced during the decades of 60 and 90, in the Newspaper NH, when a counterpoint is established with the images and the feminine perceived constructions. For the analysis there were selected publicity announcements of the mentioned newspaper, when there have been like tools of analysis the Semiotics and the Analysis of Speech. Keywords: feminine body, publicity announcements, newspaper.

Referência(s)