
As questões étnico - Raciais nas histórias em quadrinhos e as Práticas educativas na formação inicial docente
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 3; Issue: 8 Linguagem: Português
10.25053/redufor.v3i8.276
ISSN2448-3583
AutoresLívia Maria Serafim Duarte Oliveira, Patrícia Cristina de Aragão,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO presente artigo tem como objetivo discutir as questões étnico-raciais, no contexto da formação inicial docente, no ensino superior privado, a partir da utilização das histórias em quadrinhos. Optou-se por aplicar uma pesquisa no curso de licenciatura plena em Pedagogia da Universidade Estadual do Vale do Acaraú, com polo em Campina Grande – Paraíba, devido à sua influência em formar professores para educação básica. A abordagem metodológica desta pesquisa configura-se de caráter qualitativo, do tipo pesquisa-ação, articulada a uma pesquisa bibliográfica. A utilização das histórias em quadrinhos no ensino superior, no contexto de formação inicial, propicia discussões de temática racial aos professores e uma prática educativa articulada com a teoria, por sua característica interdisciplinar, pois está ancorada em diferentes campos do conhecimento, proporcionando a compreensão de abordagens temáticas que versem sobre o povo negro, motivando, assim, uma aprendizagem crítica adaptada às diferentes realidades educacionais.
Referência(s)