Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A guerra dos clones: transgressão e criatividade na aurora dos videogames no Brasil

2017; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 22; Issue: 38 Linguagem: Português

10.15448/1980-3710.2017.2.29806

ISSN

1980-3710

Autores

Emmanoel Ferreira,

Tópico(s)

Digital Games and Media

Resumo

Este artigo analisa a importância das práticas de clonagem de consoles de videogames e microcomputadores nos anos 1980 no Brasil, além da pirataria de jogos/software, na erupção de um mercado incipiente de videogames no país, no início da década de 1980. A principal hipótese deste trabalho é que tais práticas de clonagem e pirataria, amplamente levadas a cabo por pequenas e grandes empresas brasileiras durante toda a década de 1980 e transgredindo e subvertendo todas as regras, leis e normas vigentes à época, acabaram por colocar o Brasil em quase pé de igualdade com países pioneiros no mercado de videogames, como Japão e Estados Unidos, no que tange ao consumo de tal mídia. Ademais, o trabalho busca demonstrar que sem estas práticas o país se atrasaria ao menos em uma década para adentrar no mercado mundial de videogames.

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