
Cultura do clique na Tribuna do Norte: clicks que pulsam, cultura que edita
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1984-2503
Autores Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoCom o exarcebamento do papel de ferramentas tecnologicas digitais, tais quais midias sociais e aplicativos para compartilhamento de conteudo, programas que aferem metricas de audiencia on-line invadiram redacoes, com um foco em dados de audiencia, uma ‘Cultura do Clique’ (Anderson, 2009), com um risco, intrinseco, de entender os numeros de audiencia como instrumento de aperfeicoamento. A percepcao empirica estimulou a investigacao a respeito de como as rotinas jornalisticas sao influenciadas e de que forma os jornalistas assimilam este novo ingrediente, observando quais estrategias sao adotadas para a ratificacao de um conhecimento sedimentado. Levanta-se a hipotese de que processos editoriais passam por ajustes jornalisticos, cuja raiz localiza-se na interferencia das preferencias dos usuarios nas decisoes editoriais. Para tanto, utiliza-se de metodologia com vies etnografico na redacao da Tribuna do Norte, conforme preceitos de Duarte (2008) e Rovida (2015), com a presenca de tecnicas atinentes, tais quais observacao nao participante e entrevistas em profundidade, para analisar o processo de construcao do conteudo, normas e textos dos profissionais jornalistas em producao para midia on-line. Os resultados apontam que, ainda que clicks sejam ouvidos cotidianamente na redacao, as decisoes editoriais sao acompanhadas por uma reflexao acerca da pertinencia tematica, mesmo que os jornalistas procurem agregar um sentido profissional ao comportamento dos usuarios.
Referência(s)