Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Code breakers e bunny hoppers: transgressão inventiva nas camadas intra e suprajogo

2017; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 22; Issue: 38 Linguagem: Português

10.15448/1980-3710.2017.2.29811

ISSN

1980-3710

Autores

Ivan Mussa, José Messias,

Tópico(s)

Artificial Intelligence in Games

Resumo

Ao longo da história dos videogames é possível detectar a atuação de comunidades e jogadores que subvertem as expectativas estruturais dos sistemas para inventar novos modos de jogo. Essa abordagem transgressiva se manifesta em diversas escalas, que possuem suas especificidades, mas que, de certo ponto de vista, apresentam lógicas análogas. Este artigo tem como objetivo evidenciar essas lógicas por meio de três estudos de caso. Na primeira escala, observaremos a lógica transgressiva suprajogo, que será ilustrada pela modificação amadora brasileira de Guitar Hero III, o jogo Guitar Hero Brazucas. Na segunda, mudaremos para a escala intrajogo, analisando a desconstrução criativa de regras por parte dos speedrunners de Super Mario Bros. e Half-Life 2. Finalmente, utilizaremos a dinâmica do metagame em GunZ: The Duel como demonstração concreta da cognição inventiva demandada por essas transgressões.

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