Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CONSTRUINDO DIÁLOGOS TRANSDISCIPLINARES: DISCUTINDO DIVERSIDADE CULTURAL-HUMANA JOGANDO PETECA

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5216/racs.v3i1.55375

ISSN

2526-1533

Autores

Mirian A. Mateus Gomes, Maria Cristina Bonetti,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

RESUMOO Brasil é um país de múltiplas caras, cores e signos, por esse motivo,é constituído de uma pluralidade cultural significativa e expressiva,arraigada de aspectos políticos e econômicos, o que torna sua constituiçãoum processo extremamente complexo, contraditório, dicotomizadoe muitas vezes segregador. Em razão desse contexto, nosso trabalhopreconiza pela necessidade de conhecermos e valorizarmos a diversidadecultural, principalmente, dos sujeitos inseridos no processo educacional,considerando as influências e interferências das múltiplas nuancesculturais existentes, na direção de uma educação complexa capaz decontribuir com o crescimento humano, com uma tomada de consciênciaético-política, além da (re)elaboração do conhecimento. O mesmotem como objetivo discutir o emprego do jogo tradicional de Petecana perspectiva da Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade, comoelemento preponderante na discussão sobre diversidade cultural-humana,ao mesmo tempo em que promove a obtenção do conhecimento em suasmúltiplas valências. Apurou-se que o uso de práticas inovadoras, assimcomo a renovação das práticas educativas tradicionais, comprometidascom a valorização da multiculturalidade, da diversidade humana e cultural,provocam no indivíduo a reelaboração não só de conceitos, mas tambémdos valores éticos humanos.PALAVRAS-CHAVE: Prática educativa. Transdisciplinaridade. Diversidade.Cultura. Peteca.

Referência(s)