
IMPACTO DE UMA INTERVENÇÃO NUTRICIONAL NAS PRÁTICAS ALIMENTARES DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PARTICULAR
2018; Secretary of Health of the State of Bahia; Volume: 42; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22278/2318-2660.2018.v42.n1.a2745
ISSN2318-2660
AutoresKivia Kelly Bezerra do Nascimento, Bruna Yhang da Costa Silva,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoDiversos hábitos alimentares de crianças e adolescentes podem influenciar na qualidade nutricional da dieta. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto de uma intervenção nutricional nas práticas alimentares de estudantes de uma escola de Russas, Ceará, Brasil. Trata-se de estudo quantitativo, longitudinal, de intervenção nutricional, do tipo descritivo-analítico, realizado no período de outubro de 2013 a junho de 2014, em uma escola particular da cidade de Russas, utilizando uma amostra de 40 alunos, matriculados do 3º ao 8º ano. A pesquisa compreendeu três etapas: coleta de dados com aplicação de dois recordatórios alimentares de dias não consecutivos e questionário de práticas alimentares; uma intervenção nutricional; e uma nova coleta de dados pós-intervenção. Todos os dados colhidos foram incluídos em planilha de Excel e apresentados em frequências simples e percentual, média e variações. Os resultados mostraram, na pré-intervenção, consumo inadequado de nutrientes importantes como cálcio, fósforo, vitamina A, ácido ascórbico e fibras. O cálcio foi o mineral com predominância de possível baixo consumo (97,50%). Em relação à pós-intervenção, observou-se um aumento no percentual de estudantes cujo consumo dos nutrientes referidos estava possivelmente adequado. Concluiu-se que houve efetividade parcial das intervenções realizadas nesta pesquisa na modificação dos hábitos alimentares das crianças avaliadas de uma escola particular de Russas, uma vez que nem todos os achados podem ser considerados favoráveis, como, por exemplo, o aumento do consumo de refrigerantes. Palavras-chave: Dieta. Comportamento alimentar. Estudantes.
Referência(s)