Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Certas equivalências e aspirações em comum: Luiz Sérgio Person e a produção cinematográfi ca de São Paulo na década de 1960

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 20; Issue: 36 Linguagem: Português

10.14393/artc-v20n36-2018-1-11

ISSN

2178-3845

Autores

Jaison Castro Silva,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

O texto analisa como o cineasta Luiz Sérgio Person se inseriu, ainda que de modo heterodoxo, no contexto cultural do cinema paulista. Durante muito tempo vinculado a outros movimentos cinematográfi cos, Person sempre manteve uma relação ambivalente com o cenário paulista, até que, a partir de 1966, o cineasta passou a representar um exemplo de cinema autoral diante de uma produção fílmica que, através do INC e da revista Filme Cultura, buscava construir um meio-caminho entre o cinema de autor e o cinema de indústria em sua proposta de constituição de um polo de produção cinematográfi ca. Apesar de sua inserção, Luiz Sérgio Person afi rmou sua individualidade e seu não pertencimento a grupos em um contexto cultural em que isso poderia ocasionar um relativo isolamento. Sua trajetória singular mostra-se uma excepcional oportunidade para analisar as iniciativas individuais frente a um cenário em que as posições políticas geravam uma polarização aparentemente irremediável. palavras-chave: Luiz Sergio Person; produção cinematográfi ca de São Paulo; década de 1960.

Referência(s)