
Conexões Matemáticas entre Professores em Cyberformação Mobile: como se mostram?
2018; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 32; Issue: 62 Linguagem: Português
10.1590/1980-4415v32n62al6
ISSN1980-4415
AutoresMaurício Rosa, João Paulo da Silva Caldeira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoResumo Essa pesquisa objetivou investigar como professores em Cyberformação mobile estabelecem conexões matemáticas entre os pares. Para tanto foi proporcionado uma formação baseada na concepção de Cyberformação com professores de matemática (ROSA, 2015), a qual considera as Tecnologias Digitais (TD) no contexto da Educação Matemática como partícipes do movimento de produção do conhecimento. Além disso, no caso da Cyberformação mobile, esse movimento de produção do conhecimento é suscitado, propositalmente, de maneira “informal” por meio do smartphone, em consonância com as redes sociais. Nesse sentido, foram disponibilizados smartphones para o acesso móvel a essas plataformas online, enquanto os participantes encontravam-se dispersos geograficamente. Sob esse viés, entendemos o “ser/participante” sendo/estando conectado a um dispositivo móvel e isso nos enlaça à corporeidade desses participantes na perspectiva de Merleau-Ponty (2011), apontando como resultado que os professores estabelecem conexões matemáticas entre os pares, plugados hipertextualmente de forma ubíqua. Essa perspectiva sugere o ato de formar-se com TD que acontece a todo o momento e em todo lugar, de forma que o recurso tecnológico se torna parte de nós, ampliando/potencializando as conexões matemáticas feitas de forma compartilhada.
Referência(s)