
Pedagoselfies: os significados do corpo e da imagem na produção de autorretratos entre jovens meninas
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 20; Issue: 4 Linguagem: Português
10.20396/etd.v20i4.8650314
ISSN1676-2592
AutoresLuiz Felipe Zago, Bianca Salazar Guizzo, Evelyn Santos Pereira,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO artigo realiza uma investigação teórica sobre as condições culturais da visibilidade dos corpos por meio da prática de produção e publicação de autorretrados – as chamadas selfies – feitos por jovens meninas. O objetivo é analisar, a partir de uma perspectiva culturalista, os modos como meninas estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola pública do Rio Grande do Sul utilizam-se de telefones celulares e redes sociais para produzir e compartilhar suas selfies. A metodologia consistiu na realização de três grupos de discussão com as estudantes da Escola que se voluntariassem a falar sobre corpo, imagem e tecnologia, sob a coordenação de uma pesquisadora. Cria-se o neologismo pedagoselfie para designar, com base nas análises das falas das participantes, a operação de determinada pedagogia no processo de ensinagem-aprendizagem de significados e práticas de produção de selfies, significados esses para os quais convergem pedagogia, corpo, imagem e tecnologia. Conclui-se que a produção e publicação de selfies pode estar articulada à circunscrição de um regime de visibilidade singular do tempo presente, na medida em que a exposição da imagem de si ao outro depende de um escrutínio visual que regula a produção, edição e publicação de selfies em redes sociais on-line.
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