Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Pedagoselfies: os significados do corpo e da imagem na produção de autorretratos entre jovens meninas

2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 20; Issue: 4 Linguagem: Português

10.20396/etd.v20i4.8650314

ISSN

1676-2592

Autores

Luiz Felipe Zago, Bianca Salazar Guizzo, Evelyn Santos Pereira,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O artigo realiza uma investigação teórica sobre as condições culturais da visibilidade dos corpos por meio da prática de produção e publicação de autorretrados – as chamadas selfies – feitos por jovens meninas. O objetivo é analisar, a partir de uma perspectiva culturalista, os modos como meninas estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola pública do Rio Grande do Sul utilizam-se de telefones celulares e redes sociais para produzir e compartilhar suas selfies. A metodologia consistiu na realização de três grupos de discussão com as estudantes da Escola que se voluntariassem a falar sobre corpo, imagem e tecnologia, sob a coordenação de uma pesquisadora. Cria-se o neologismo pedagoselfie para designar, com base nas análises das falas das participantes, a operação de determinada pedagogia no processo de ensinagem-aprendizagem de significados e práticas de produção de selfies, significados esses para os quais convergem pedagogia, corpo, imagem e tecnologia. Conclui-se que a produção e publicação de selfies pode estar articulada à circunscrição de um regime de visibilidade singular do tempo presente, na medida em que a exposição da imagem de si ao outro depende de um escrutínio visual que regula a produção, edição e publicação de selfies em redes sociais on-line.

Referência(s)