
MOTETOS SECULARES SOBRE A ENEIDA DE VIRGÍLIO
2018; Programa de Pós-graduação em Música (USP); Volume: 18; Issue: especial Linguagem: Português
10.11606/rm.v18iespecial.151027
ISSN2238-7625
Autores Tópico(s)Musicology and Musical Analysis
ResumoO moteto latino secular, que no século XV desenvolveu-se a partir de temáticas cotidianas, assume uma temática humanista a partir do século XVI, difundida principalmente por Conrad Celtisno norte da Europa, com base em obras líricas de autores gregos e romanos arranjadas segundo padrões métricos que não se adequam às métricas convencionais da polifonia. Compositores como Senfl e Hofhaimer representam o apogeu desta escrita que contemplava especialmente os Épodos de Horácio; outros textos, como os versos da Eneida de Virgílio, seriam também arranjados em modelos típicos do moteto sacro, mas provavelmente sob influência dos arranjos métricos de Isaac ao final do século XV; um destes textos, “Dulces exuviae”, ganha não menos que dezoito arranjos ao longo do século XVI. A análise destes arranjos aponta para um maior compromisso com o hexâmetro datílico quando a textura tende à homofonia.
Referência(s)