
Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas
2018; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/2175-35392018012745
ISSN2175-3539
AutoresFlávia Cristina Silveira Lemos, Dolores Galindo, Maria Lívia do Nascimento, Luanna Tomaz de Souza,
Tópico(s)Brazilian Legal Issues
ResumoResumo Este artigo aborda um trabalho de pesquisa bibliográfica de alguns conceitos de Michel Foucault para pensarmos a democracia na relação com educação, a psicologia política e a governamentalidade. Para tanto, analisa práticas de dominação, violência e ética, na subjetividade e na estética da existência na produção da liberdade. Assim, são utilizados acontecimentos históricos para a problematização do presente em que vivemos, entre eles alguns da chamada Nova República brasileira e dos contextos de mundialização, de medicalização, de empreendimentos da vida, da cidadania menorizada e valorizada pela exceção jurídica e médico-psicológica. Trazer a coragem da verdade para a ética, a estética e a política nos ajuda a analisar questões que nos inquietam, nos atravessam, nos movem historicamente a problematizar determinados processos de subjetivação da atualidade.
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