Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas

2018; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/2175-35392018012745

ISSN

2175-3539

Autores

Flávia Cristina Silveira Lemos, Dolores Galindo, Maria Lívia do Nascimento, Luanna Tomaz de Souza,

Tópico(s)

Brazilian Legal Issues

Resumo

Resumo Este artigo aborda um trabalho de pesquisa bibliográfica de alguns conceitos de Michel Foucault para pensarmos a democracia na relação com educação, a psicologia política e a governamentalidade. Para tanto, analisa práticas de dominação, violência e ética, na subjetividade e na estética da existência na produção da liberdade. Assim, são utilizados acontecimentos históricos para a problematização do presente em que vivemos, entre eles alguns da chamada Nova República brasileira e dos contextos de mundialização, de medicalização, de empreendimentos da vida, da cidadania menorizada e valorizada pela exceção jurídica e médico-psicológica. Trazer a coragem da verdade para a ética, a estética e a política nos ajuda a analisar questões que nos inquietam, nos atravessam, nos movem historicamente a problematizar determinados processos de subjetivação da atualidade.

Referência(s)