
A Emergência do Sujeito na Narrativa do Prelúdio Op. 28 no. 14 de Chopin
2018; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.52930/mt.v2i2.49
ISSN2525-5541
AutoresVinicius Alves Fernandes, Guto Brambilla, Fernando Iazzetta,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoTomando como baliza epistemológica a teoria de narratividade musical de Byron Almén, empreendeu-se uma análise do Prelúdio para piano, op. 28 no 14 de Frederick Chopin. Entendemos esta composição como uma polifonia a duas vozes, constituída a partir da interdependência contrapontística entre elas. Percebeu-se um esforço de autonomização melódica, alcançada apenas nos últimos compassos. Concluiu-se que este processo constitui o núcleo do conflito narrativo. Sob este escopo, a estrutura desta peça revelou-se emblemática na expressão de uma questão capital à poética romântica: a urgência da emergência do sujeito diante de forças integrativas associadas a uma determinada hierarquia, seja ela política, social ou, em última instância, metafísica.
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