Da obscuridade das drogas à esperança: um modelo pedagógico para a recuperação da dependência química
2018; Volume: 14; Issue: 15 Linguagem: Português
10.29327/evidencia.v14.i15.a11
ISSN1808-2327
AutoresGerusa Dummont de Rezende, Olga de Fátima Leite Rios,
Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoA dependencia quimica tem sido considerada um dos principais problemas domundo contemporâneo. Os jovens, em especial, encontram-se mais propensos a busca pelocaminho das drogas, desencadeando por efeito, uma desorganizacao nas esferas sociais,familiares e no meio academico onde encontram-se inseridos. Optou-se por meio deuma pesquisa bibliografica, refletir sobre este tema, aprofundando de forma particular, aexperiencia e metodologia oferecida pela Comunidade Terapeutica Fazenda da Esperanca.Tal instituicao fora apontada como sendo a maior obra da America Latina desenvolvendoessa atividade. Atraves do resgate da autotranscedencia, dos relacionamentos sadios – demaneira especial o nucleo familiar, somada a busca da espiritualidade e o compromissocom o trabalho, o ser humano e recuperado em sua integralidade. Por meio desteselementos chaves o docente do ensino superior em sua atuacao, pode desenvolver pistaspara a prevencao e combate ao uso das drogas.
Referência(s)