Artigo Acesso aberto Produção Nacional

<b>Tijuana Jones e os caçadores das pirâmides perdidas

2018; Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem); Volume: 40; Issue: 4 Linguagem: Português

10.4025/actascieduc.v40i4.31250

ISSN

2178-5201

Autores

Andréa Inês Goldschmidt, Cíntia Daniele Silva dos Santos da Silva, Eliani Teichmann Rehbein,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O artigo buscou investigar a importância do uso de jogos educativos para o ensino de ciências nos anos iniciais, por meio da elaboração e avaliação de uma metodologia lúdica, dinâmica e multidisciplinar, envolvendo um jogo educativo. A estratégia consiste em um jogo denominado “Tijuana Jones e os caçadores das pirâmides perdidas”. A atividade parte de uma história que mescla fatos e informações reais com dados fictícios, associando às pirâmides do Egito e sua história com a Pirâmide Alimentar e sua importância para a manutenção de uma alimentação e vida saudável. O jogo educativo foi testado com alunos de quartoano do ensino fundamental, em uma escola pública de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul e, diante de uma análise qualitativa, foi muito bem avaliado. Na prática, os educandos puderam se envolver numa busca desafiadora e estimulante, a fim de desvendar um dos mistérios deixados pelo jovem faraó Tutankamon, o que repercutiu em grande interesse, participação e aprendizagem.

Referência(s)