Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Desempenho de tempo e deslocamento do centro de pressão em hemiplégicos em uma tarefa de jogo de realidade virtual: efeitos de curto e longo prazo de um protocolo de treinamento

2015; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 22; Issue: 4 Linguagem: Português

ISSN

2316-9117

Autores

Danilo de Oliveira Silva, Fábio Mícolis de Azevedo, Ronaldo Valdir Briani, Carolina Silva Flóride, Carlos Eduardo de Albuquerque, Fernando Amâncio Aragão,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

Jogos de video game com interacao virtual tem sido utilizados com sucesso em programas de tratamento fisioterapeuticos, embora, existam lacunas de conhecimento de evidencias com relacao a resultados clinicos. Esse estudo teve como objetivo avaliar parâmetros do centro de pressao (COP) e o desempenho em uma tarefa do Nintendo Wii Fit em sujeitos hemiplegicos e saudaveis imediatamente apos um programa de treinamento e apos um periodo de 3 meses sem treino. Vinte sujeitos, 10 hemiplegicos e 10 saudaveis foram avaliados em 3 diferentes momentos Pre, Pos e 3 Meses apos o treinamento. Os participantes foram posicionados sob a Wii Balance Board(r). O jogo executado (Ski Slalom(r) game) envolvia deslocamento no sentido medio-lateral. Durante a execucao, a Wii Balance Board(r) foi colocada sob uma plataforma de forca. Entao, os dados de deslocamento do COP puderam ser coletados durante a realizacao do jogo. Apos o treinamento, os sujeitos hemiplegicos nao alteraram o padrao de deslocamento do COP. Entretanto, ambos os grupos melhoraram o tempo de execucao da tarefa e mantiveram a melhora apos 3 meses. Apesar disso, os sujeitos hemiplegicos nao reduziram o deslocamento do COP e os sujeitos assintomaticos reduziram o deslocamento do COP no sentido mediolateral e anteroposterior.

Referência(s)