
A teoria do conhecimento e sua relação com a metafísica nas lições de Husserl Göttingen
2018; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26512/rfmc.v5i1.12575
ISSN2317-9570
AutoresCarlos Diógenes Côrtes Tourinho,
Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoO presente artigo se concentra nas lições apresentadas por Husserl em Göttingen, de 1902 a 1909. Tem como objetivo mostrar que a elucidação da dupla tarefa da teoria do conhecimento é o que permite compreender o deslocamento do problema acerca da possibilidade do conhecimento para a aspiração por uma “eidética do conhecimento”, esclarecendo como a referida teoria se converteria em uma “fenomenologia do conhecimento”. O artigo pretende mostrar ainda que, no exercício de tais tarefas, especialmente, da apreensão intuitiva do ser do fenômeno cognoscitivo, a teoria do conhecimento – enquanto fenomenologia do conhecimento – revelaria uma “vocação” para a fundamentação da metafísica.
Referência(s)