Artigo Acesso aberto Produção Nacional

“SIM, SOU NEGRA!”: As aulas de música e a construção da identidade afro-brasileira

2018; Volume: 6; Issue: 9 Linguagem: Português

10.33025/irdemcp2.v6i9.1824

ISSN

2594-407X

Autores

Priscilla Hygino Donato,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

Este artigo e a sintese de uma pesquisa em educacao musical sobre as relacoes etnico-raciais, desenvolvida com duas turmas de quarto ano em uma escola municipal do Rio de Janeiro. Tem por objetivo identificar que mudancas podem ocorrer na perspectiva dos alunos sobre as raizes africanas e afro-brasileiras que carregamos, tanto enquanto individuos como enquanto coletividade, e nas questoes da identidade afro-brasileira, mediante o contato com expressoes artistico-musicais das populacoes pretas no Brasil no contexto das aulas de musica. A metodologia consistiu de aplicacao de propostas de aulas sobre o jongo, a capoeira e o maculele e de aplicacao e analise de questionarios semiestruturados antes e depois dessas aulas. Como resultado, foi possivel perceber o aumento do numero de estudantes que se autoidentificaram como negros, o que pode sugerir um caminho possivel para a abordagem das questoes raciais nas aulas de musica na escola basica.

Referência(s)