A bandeira nacional na medida certa: um olhar para o ensino contextualizado de geometria
2011; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO presente trabalho teve por objetivo apresentar estrategias metodologicas contextualizadas que visem a melhoria do ensino-aprendizagem de geometria. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa aplicada e interpretativa com alunos da 8a serie do Ensino Fundamental da cidade de Ponta Grossa, Parana, em 2009. Partiu-se de uma contextualizacao com a Bandeira Nacional da Republica Federativa do Brasil para que os alunos construissem significados, mostrassem seus conhecimentos previos, fizessem inferencias, comparacoes, simulacoes e julgamento de valor, bem como utilizassem o conhecimento geometrico para realizar a leitura e a representacao da realidade e agir sobre ela. Nessa caminhada, para a coleta de dados utilizaram-se registros das aulas, relatos e figuras dos alunos fazendo as atividades e mostrando os resultados das mesmas. As principais conclusoes obtidas na realizacao deste trabalho foram: a) ensinar geometria de forma contextualizada contribui para que os alunos possam produzir significados aos conteudos geometricos; b) os alunos pareceram ter mais consciencia de que a matematica relacionada a geometria se encontra presente no dia a dia. Espera-se com este estudo contribuir para a ruptura do carater formalista que impregna o estudo da geometria. A partir desta pesquisa desenvolveu-se um manual didatico sobre a historia e a geometria presente na Bandeira do Brasil para professores e estudantes que buscam ampliar seu conhecimento independente de sua area de formacao.
Referência(s)