
Psicologia da Arte: fundamentos e práticas para uma ação transformadora
2018; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 35; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/1982-02752018000400005
ISSN1982-0275
AutoresVera Lúcia Trevisan de Souza, Lilian Aparecida Cruz Dugnani, Elaine Reis,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoResumo O presente artigo destaca a arte, em sua dimensão humanizadora e potencial para afetar o sujeito, como instrumento de trabalho do psicólogo no favorecimento da constituição de formas mais elaboradas de o sujeito ser, estar, pensar e agir no mundo. As proposições apresentadas se assentam nos conceitos de Vigotski, notadamente aqueles da “Psicologia da Arte”, defendendo a potência dessa linguagem para fazer emergirem emoções, contradições e a reflexão, como meios de fazer avançar a consciência sobre si e sobre o mundo. Assumindo essa perspectiva, o artigo apresenta o relato de parte de uma pesquisa-intervenção realizada em uma escola da rede pública estadual de Ensino Fundamental II e Médio, com turmas do ensino médio noturno, focalizando a expressão de uma das estudantes, que elucida o caráter promissor da arte na promoção da imaginação de adolescentes.
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