
Geometria do compasso de Mascheroni em atividades com software de matemática dinâmica
2018; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 6; Issue: 11 Linguagem: Português
10.5965/2357724x06112018058
ISSN2357-724X
AutoresGiselle Costa de Sousa, José Damião Souza de Oliveira,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente trabalho tem como objetivo mostrar uma possibilidade de relação entre o uso da História da Matemática e o das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no ensino de Matemática, por meio de atividades com construções geométricas da Geometria do Compasso (1797), de Lorenzo Mascheroni (1750 - 1800). Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa caracterizada por uma exploração histórica de caráter bibliográfico seguida de uma intervenção empírica, com base no uso da História da Matemática aliado à TIC via Investigação Matemática. Nessa busca, deparamo-nos com os problemas de Geometria que são apresentados por Mascheroni na obra indicada anteriormente, para os quais sugerimos soluções e investigações usando o software GeoGebra. A pesquisa resultou na elaboração de um produto educacional, um caderno de atividades, o qual foi estruturado de modo a permitir que durante a sua execução os alunos pudessem realizar investigações históricas Tal produto foi validado pela aplicação em duas turmas da disciplina Didática da Matemática I (MAT0XXX) do curso de Licenciatura em Matemática da UFXX. Nesse artigo, ainda apresentamos o exemplo de dois blocos de atividades elaboradas.
Referência(s)