Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A influência da concepção de educação grega na constituição histórica da paideia cristã

2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20396/rfe.v10i2.8653602

ISSN

1984-9605

Autores

Charles Lamartine de Sousa Freitas,

Tópico(s)

Diverse Education Studies and Reforms

Resumo

Neste artigo, pretendemos abordar os elementos educacionais da Grécia antiga, fundamentais tanto para a formação e o desenvolvimento da cultura ocidental como para a constituição da paideia cristã da antiguidade. Destacamos como a idealização do épos deu lugar à formação do cidadão a partir do ideal de uma areté política que, no período helenístico, tendo seu apogeu na pólis grega, vai ser alternado por outros valores mais ligados à individualidade. Nesse sentido, consideramos que a paideia grega, em seus diferentes momentos, vai ser elemento chave para a construção de uma paideia cristã. Esta, por sua vez além de sintetizar elementos universalistas do pensamento grego, se nutre de um tempo oportuno, de um kairós para expandir a mensagem cristã oriunda das promessas da religião judaica de um messiah para a universalidade dos homens, cuja expressão vai ser fundamental para a construção dos valores da sociedade ocidental.

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