Metáforas Fundamentais da Tecnologia Educacional
2018; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22195/2447-5246v23n120183351
ISSN2447-5246
AutoresMárcio Silveira Lemgruber, Giselle Ferreira,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoSegundo a Teoria da Argumentação, metáforas fundamentais consistem em associações oriundas do mundo físico que têm caráter balizador da percepção. Este artigo discute metáforas fundamentais na educação, focalizando metáforas da tecnologia. Em particular, analisa as metáforas do Lego e puzzle, associadas à recontextualização de artefatos e concepções da computação na educação a partir, por exemplo, das noções de Objetos de Aprendizagem e Recursos Educacionais Abertos. Propõe que essas imagens refletem a fragmentação e desumanização de processos educacionais associadas à automação, e sugere a criação de um mosaico como uma metáfora mais adequada ao pensar e fazer educacionais que acomodam o humano em sua multiplicidade.
Referência(s)