Artigo Acesso aberto

The perception of education from a sociological perspective

2016; Issue: 6 (12) Linguagem: Português

10.4000/mulemba.853

ISSN

2520-0305

Autores

António Inácio Rocha Santana,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este texto pretende debater o conhecimento dos principais teóricos clássicos e neoclássicos da sociologia da educação mediante a resenha das ideias de K. Marx e E. Durkheim, K. Mannheim e T. Parsons. Percebe-se, nesta trilogia reflexiva, uma grande convergência de ideias que podem se considerar complementares na prática educativa, visto que exprimem, de maneira geral, a análise das instituições e organizações da educação, mas que este exame só cobra sentido quando ligado às relações funcionais entre a educação e as outras ordens institucionais da sociedade, tais como a economia, a religião, a política e a família. Por isto, por esta razão, à escola da sociedade da informação e comunicação é exigido revisitar suas relações com as outras modalidades de educação não formal para articular-se e integrar-se a elas e liderar o processo de socialização do conhecimento, visando a formação de cidadãos melhor preparados e qualificados para corresponder as novas demandas sociais.

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