Escola, juventude e quilombo: um estudo de caso na ilha São Vicente em Araguatins-Tocantins-Brasil
2018; Servicios Academicos Intercontinentales; Linguagem: Português
ISSN
2254-7630
AutoresLuciano Laurindo dos Santos, Mauro José Ferreira Cury, Ágna Maria de Souza Coelho, Adnilson de Almeida Silva,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoEste artigo tem como objetivo analisar a percepA§A£o dos jovens quilombolas da comunidade Ilha SA£o Vicente, municApio de Araguatins, extremo norte do estado de Tocantins, a respeito da escola, como esses atores sociais a enxergam, quais os sentimentos, medos, angustia e perspectivas que estes tAam em relaA§A£o A mesma. A metodologia utilizada A© de cunho qualitativo, o mA©todo A© o estudo de caso, com aporte de entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa indicam que os jovens entrevistados se identificam como quilombolas, e apesar de todas as dificuldades relatadas no decorrer da pesquisa sentem orgulho de morar no quilombo. Os jovens acreditam que a educaA§A£o A© um importante instrumento para melhoria da qualidade de vida na sua comunidade, no entanto, sinalizam que a escola que frequentam estAi distante dos seus anseios, visto que se sentem inviabilizados, questionam que os conteAodos estA£o desconexos com sua histA³ria e sua realidade diAiria e, principalmente, se sentem desrespeitados por terem que se adequar as regras e normas desta, que explicitamente diverge do que estabelece a Lei nÂo 9.394 de 1996, denominada de Lei de Diretrizes e Bases da EducaA§A£o Nacional e a Lei nÂo 10.639 de 2003 que inclui obrigatoriamente no currAculo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temAitica HistA³ria e Cultura Afro-Brasileira.
Referência(s)