Artigo Revisado por pares

Escola, juventude e quilombo: um estudo de caso na ilha São Vicente em Araguatins-Tocantins-Brasil

2018; Servicios Academicos Intercontinentales; Linguagem: Português

ISSN

2254-7630

Autores

Luciano Laurindo dos Santos, Mauro José Ferreira Cury, Ágna Maria de Souza Coelho, Adnilson de Almeida Silva,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a percepA§A£o dos jovens quilombolas da comunidade Ilha SA£o Vicente, municA­pio de Araguatins, extremo norte do estado de Tocantins, a respeito da escola, como esses atores sociais a enxergam, quais os sentimentos, medos, angustia e perspectivas que estes tAam em relaA§A£o A mesma. A metodologia utilizada A© de cunho qualitativo, o mA©todo A© o estudo de caso, com aporte de entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa indicam que os jovens entrevistados se identificam como quilombolas, e apesar de todas as dificuldades relatadas no decorrer da pesquisa sentem orgulho de morar no quilombo. Os jovens acreditam que a educaA§A£o A© um importante instrumento para melhoria da qualidade de vida na sua comunidade, no entanto, sinalizam que a escola que frequentam estAi distante dos seus anseios, visto que se sentem inviabilizados, questionam que os conteAodos estA£o desconexos com sua histA³ria e sua realidade diAiria e, principalmente, se sentem desrespeitados por terem que se adequar as regras e normas desta, que explicitamente diverge do que estabelece a Lei nÂo 9.394 de 1996, denominada de Lei de Diretrizes e Bases da EducaA§A£o Nacional e a Lei nÂo 10.639 de 2003 que inclui obrigatoriamente no currA­culo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temAitica HistA³ria e Cultura Afro-Brasileira.

Referência(s)