
Convite à criação: deslocamentos da palavra na escola
2018; Volume: 36; Issue: 73 Linguagem: Português
10.34112/2317-0972a2018v36n73p137-153
ISSN2317-0972
AutoresRaquel Leão Luz, Rosa María Bueno Fischer,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoNeste artigo, discutimos o tema do convite à criação na escola, especialmente em relação à leitura e à escrita, a fim de pensá-lo como invenção de outros modos de experienciar as palavras em uma narrativa literária. Pensamos o tema do convite a partir das noções de sensibilidade, limite e comoção, junto a autores como Michel Foucault, Anton Tchékhov, Agnès Varda e Wim Wenders. Guardadas as distâncias, as autorias e as condições de produção, os materiais artísticos e filosóficos produzidos por esses autores são mobilizados, lado a lado, na discussão de dois contos produzidos por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. No enlace entre filosofia, arte e escrita literária, problematizamos a leitura e a escrita na escola, como convite ao deslocamento.
Referência(s)