Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Convite à criação: deslocamentos da palavra na escola

2018; Volume: 36; Issue: 73 Linguagem: Português

10.34112/2317-0972a2018v36n73p137-153

ISSN

2317-0972

Autores

Raquel Leão Luz, Rosa María Bueno Fischer,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Neste artigo, discutimos o tema do convite à criação na escola, especialmente em relação à leitura e à escrita, a fim de pensá-lo como invenção de outros modos de experienciar as palavras em uma narrativa literária. Pensamos o tema do convite a partir das noções de sensibilidade, limite e comoção, junto a autores como Michel Foucault, Anton Tchékhov, Agnès Varda e Wim Wenders. Guardadas as distâncias, as autorias e as condições de produção, os materiais artísticos e filosóficos produzidos por esses autores são mobilizados, lado a lado, na discussão de dois contos produzidos por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. No enlace entre filosofia, arte e escrita literária, problematizamos a leitura e a escrita na escola, como convite ao deslocamento.

Referência(s)
Altmetric
PlumX